.

.

Caixa Cultural SP abriga a mostra "Cartas do Bom Jesus" a partir do dia 9 de julho


Fotos, sons e cartas revelam a geografia da fé em Bom Jesus da Lapa, um dos mais importantes locais de peregrinação do Brasil



A Caixa Cultural São Paulo apresenta, de 09 de julho a 04 de setembro, a exposição “Cartas do Bom Jesus: Imagens e Memória da Fé Sertaneja”, resultado de incursões de três fotógrafos, pela romaria que segue para a tradicional festa do Bom Jesus da Lapa, na Bahia, que acontece há 300 anos no dia 06 de agosto.
A exposição é composta por 60 fotos, de Paulo Leite — conhecedor da região e autor de trabalhos sobre Patativa do Assaré —, Renato Suzuki — responsável por diversos registros culturais dos sertões — e Marcello Vitorino — autor de trabalhos sobre religiosidade popular.
As imagens, selecionadas pela curadora Camila Garcia, fotógrafa e documentarista, se completam com os textos das cartas dos fiéis, compondo o complexo universo de manifestações em Bom Jesus da Lapa e as diversas narrativas do olhar compostas pelos autores.
A mostra persegue a experiência das figuras que transitam no universo do Santuário do Bom Jesus, com suas visões do sertão, da fé e da sociabilidade sertaneja. Pois as festas e peregrinações não são compostas somente pelo romeiro, mas pela infinidade de pessoas que se envolvem com a vida do santuário. Comerciantes, que vivem da religiosidade, padres administradores e a população comum, que aluga suas casas durante as festas.
Ao longo dos séculos, romeiros de todo o Brasil deixaram, no Santuário, o registro íntimo de suas experiências com o divino: cartas reunidas em um velho baú, escritas e até mesmo ditadas aos escrevedores de cartas. Nelas, revelam-se sonhos, expectativas e gratidões, que tratam o “Bom Jesus” numa proximidade diversa daquela dos ritos oficiais da Igreja.
As cartas completam a sala dos ex-votos, objetos entregues ao santuário como materialização simbólica da graça pretendida ou alcançada. Velas do tamanho dos fiéis, discos de vinil, reproduções em madeira de partes do corpo humano e as cartas, todos como objetos mágicos, que resgatam a memória de um desejo ou da gratidão.
Na exposição, há ainda uma sala inspirada na Sala dos ex-votos do Santuário do Bom Jesus da Lapa, desenhada e executada pelos cenógrafos Paulo Galvão e Helena Ramos, e sonorizada com textos narrados oriundos das cartas depositadas pelos fiéis.
Serviço:
Exposição “Cartas do Bom Jesus: Imagens e Memória da Fé Sertaneja”. Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP. De 09 de julho a 04 de setembro de 2011. De terça-feira a domingo, das 9h às 21h. Entrada: franca. Informações:(11) 3321-4400 ou www.caixa.gov.br/caixacultural


Divulgação
Parte do acervo que estará em exposição a partir de 9 de julho, em São Paulo


COMPARTILHAR:

+1

AS 5 MAIS DO SITE

AS 5 MAIS DO MES

AS 05 MAIS DA SEMANA