.

.

Festa do Bom jesus da Lapa 2011



Tema e sub-temas da Romaria 2011

Tendo como referenciais bíblicos os trechos da narração do Batismo (Mt 3,13-17) e a Transfiguração do Senhor (Mt 17,1-7), os quais revelam a afeição do Deus Pai por seu Filho Jesus, juntamente com o tríduo preparatório da Diocese de Bom Jesus da Lapa para o seu jubileu de 50 anos, a qual celebra o ano do FILHO, a Romaria 2011 terá como tema central: BOM JESUS, FILHO AMADO DE DEUS PAI.
Esse tema corresponde a um conteúdo bíblico e cristológico contido na devoção ao Bom Jesus, nesse espaço privilegiado de renovação da fé e comprometimento eclesial que é o Santuário do Bom Jesus da Lapa, casa de Deus e lugar de irmãos.
Para cada noite do Novenário, será refletido um subtema extraído do tema central, contemplado nos vários aspectos do Filho Amado de Deus Pai, que estão contidos nas invocações da ladainha ao Bom Jesus, cantada no Santuário. A saber: 1) Bom Jesus, Verbo eterno do Pai; 2) Bom Jesus, nascido da Virgem Maria; 3) Bom Jesus, primogênito de toda criatura; 4) Bom Jesus, manso e humilde de coração; 5) Bom Jesus, imolado por nós numa Cruz; 6) Bom Jesus, caminho, verdade e vida; 7) Bom Jesus, rio de águas vivas; 8) Bom Jesus, esperança dos pobres; 9) Bom Jesus, companheiro inseparável dos peregrinos.
Uma das descrições mais bonitas da ação redentora de Cristo na Cruz, o nosso Bom Jesus, podemos encontrar num dos prefácios da missa que diz: “O Filho Deus compadecendo-se da fraqueza humana nasceu da Virgem Maria. Morrendo no lenho da Cruz, nos libertou da morte. Ressuscitando dos mortos, Ele nos garantiu a vida”.
Nessa romaria de 2011, queremos compartilhar, com todos, que no próximo ano, em 2012, teremos algumas datas bem comemorativas no Santuário do Bom Jesus da Lapa, que são: 100 Anos da Festa do Divino Espírito Santo (1912); 60 Anos da Restauração da Festa de Nossa Senhora da Soledade (1952) e 50 Anos da criação da Diocese de Bom Jesus da Lapa (1962).
Essas celebrações solenes ajudarão os milhares de peregrinos, diocesanos e lapenses a renovar a fé no Bom Jesus, a reassumir os compromissos com nossa IgrejaCatólica e a lutar contra tudo aquilo que impede para que todos “tenham vida e vida em abundância (Jo 10,10)”.

Portanto, prezados (as) romeiros (as) o Bom Jesus é a marca referencial de nossa fé cristã e de nossas romarias. Peçamos a Ele que as graças alcançadas no seu Santuário possam nos ajudar a construir um mundo mais justo e mais fraterno, considerando a dignidade das pessoas, a fraternidade e a vida no planeta.

Pe. Roque Silva Alves, CSsR
Reitor do Santuário

COMPARTILHAR:

+1

AS 5 MAIS DO SITE

AS 5 MAIS DO MES

AS 05 MAIS DA SEMANA