Ata da Reunião no Santuário do Bom Jesus da Lapa, em Bom Jesus da Lapa, referente à execução do projeto de requalificação e valorização ecológica e funcional do entorno do morro da gruta
Na manhã do dia vinte e dois de setembro do corrente ano, (22/09/2011) reuniram-se na Casa do Santuário de Bom Jesus da Lapa, localizada à Praça da Bandeira, 106, Centro, em Bom Jesus da Lapa, os enviados do Governo do Estado da Bahia, o Sr. Antonio Marcos Cruz, engenheiro da CONDER, a Sra Myrtes Santana, Arquiteta da SETUR, o Sr. Elias dos Santos Silva, engenheiro residente da 15ª RM, DERBA, Santa Maria da Vitória/BA e o Sr. José Pedro Viana Silva, engenheiro eletricista, representante da comunidade local, juntamente com os representantes da Diocese de Bom Jesus da Lapa, o Sr. Bispo diocesano Dom José Valmor César Teixeira, o Pe. Casimiro Malolepszy, diretor econômico do Santuário do Bom Jesus da Lapa e o Pe. Roque Silva Alves, reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa para tratar dos assuntos referentes à execução do projeto de requalificação e valorização ecológica e funcional do entorno do morro da gruta, o qual vai contribuir com o turismo religioso na cidade, que todos os anos, entre os meses de julho a novembro, recebe milhares de romeiros e turistas em visita ao Santuário e a cidade de Bom Jesus da Lapa.
A cidade de Bom Jesus da Lapa, banhada pelas águas do Rio São Francisco e enfeitada pelas pedras calcárias do morro do Santuário, teve seus inícios de fundação em 1691, quando, o português, Francisco de Mendonça Mar, depois Padre Francisco da Soledade, habitou na gruta e fez dela o Santuário do Bom Jesus da Lapa. Desde então, a cidade de Bom Jesus da Lapa se caracteriza como lugar de referência acolhedora para os milhares de peregrinos; marco de integração entre os peregrinos e moradores locais e, prestadora de serviço em grande escala para o elevado número de visitantes que recebe todos os anos. Ainda, Bom Jesus da Lapa se transforma em uma das principais áreas produtoras de frutas tropicais do País, instaladas no distrito do Projeto Formoso.
Na pauta, foram discutidas, também, a revitalização do espaço urbano, a proteção do ecossistema local e a melhoria do acesso ao município. Após as discussões e análises das planilhas, os representantes do Governo do Estado, acompanhados do Pe. Casimiro Malolepszy,e do Sr. José Pedro Viana Silva, engenheiro eletricista, representante da comunidade, local fizeram uma vistoria em todas as áreas citadas no projeto.
Nada mais havendo a ser declarado, foi lavrada esta ata para atestado de veracidade do acontecido.
Bom Jesus da Lapa, 22 de setembro de 2011.