.

.

SETENÁRIO DA SOLEDADE

Tema: SOLEDADE, MÃE DO BOM JESUS E MINHA MÃE!

"Quem é esta mulher, Maria de Nazaré, que viveu há dois mil anos numa aldeia desconhecida da Galiléia, que resiste ao esquecimento do tempo e à inexorável corrupção das coisas e da memória? A sua figura ficou impressa nos corações e na fantasia de gerações, a ponto de se transformar na personagem mais amada, mais invocada, ponto de encontro de tudo o que é belo, doce, amável, fonte inspiradora de todos os sentimentos que exaltam o espírito humano. Pintores e escultores, poetas e escritores de todos os séculos esmeraram-se por celebrá-la com obras que enchem igrejas, pinacotecas, museus, bibliotecas e centros de cultura de todo o mundo."




O Novo Testamento narra a presença de Maria como a Mãe de Jesus.



Em Mt 1, 18-25, está presente a narrativa da concepção de Jesus e afirma que Ele não foi concebido por obra de um pai humano. O mesmo é afirmado em Lc 1, 26-38.



O caráter messiânico também é afirmado nessas duas passagens e na visita de Maria a Isabel (Lc 1, 39-56).



Maria: no nascimento de Jesus, Lc 2, 1-20; na purificação depois do parto Lc 2,22-39; no relato dos magos e fuga para o Egito Mt 2; no encontro com Jesus no Templo Lc 2,41-52. Ela meditava sobre tudo que ouvia em relação ao Menino Lc 2, 19.51



Além das narrativas da infância, Maria só aparece nos Evangelhos Sinóticos em Mateus 13,55; Marcos 6,3 e João 6,42. Em Mateus 12,46-50; Marcos 3,31-35; Lucas 8,19-21 a visita de Maria a Jesus mostra o discípulo de Jesus no sentido de que aqueles que fazem a vontade do Pai estão próximos a Ele.



Nas Bodas de Caná João 2, 1-5, Maria indica Jesus que o vinho acabou. Em João 2, 12 vai a Cafarnaum com Jesus; também está presente aos pés da cruz, João 19,25-27. Nos Atos dos Apóstolos 1, 14, Maria estava presente junto aos discípulos nos dias que precederam a descida do Espírito Santo.



A presença de Maria junto a Jesus é uma presença forte, decidida da mãe que sabe o que quer e é determinada, seguindo os passos de seu Filho (Frei Agenor Chiarinelli).



Assim como refletimos na Festa do Bom Jesus o tema: Sou do Bom Jesus pela graça do Pai, refletiremos na Festa Mariana o tema: SOLEDADE, MÃE DO BOM JESUS E MINHA MÃE, aperfeiçoando o estudo sobre a maternidade de Maria.



COMPARTILHAR:

+1

AS 5 MAIS DO SITE

AS 5 MAIS DO MES

AS 05 MAIS DA SEMANA